https://www.facebook.com/xenaguerreiraimortal/

quinta-feira, 16 de março de 2017

God of War e Xena

Xena e Kratos – Deuses da Guerra?


Olá Xenites, tudo bem com vocês?

Já há algum tempo venho querendo falar sobre esse assunto e agora resolvi compartilhar com vocês alguns pontos de vista e fazer algumas analogias a respeito de Xena e de Kratos, protagonista da saga God of War (GOW).

Para quem não conhece, GOW é uma saga de games da Sony que conta a história de Kratos, um guerreiro espartano filho de Callisto (não é a nossa Callisto!!) e de Zeus.

Por conta de uma profecia que dizia que um guerreiro espartano iria libertar os Titãs e trazer o fim da Era dos Olimpianos, Ares e Athena atacaram Esparta em busca do tal guerreiro para que ele não cumprisse a tal profecia. Eles chegaram até Deimos, irmão de Kratos, e o levaram pensando ser ele o tal guerreiro. Isso endureceu o coração de Kratos.

Os anos se passaram e Kratos já casado e pai de uma menina, ascendeu rapidamente dentro do exército de Esparta, chegando ao posto de general. Revelou-se um guerreiro implacável e muito cruel proporcionando diversas vitórias para Esparta.

Em um determinado momento Kratos e seu exército cruzaram caminhos com os Bárbaros e acabaram entrando em guerra. Os Bárbaros, muito mais fortes e preparados, estavam ganhando a guerra contra os espartanos. Kratos entrou em combate direto com o Rei dos Bárbaros e, prestes a perder a luta, clamou por ajuda do deus Ares que o ajudou na condição de que Kratos virasse seu lacaio e prestasse servidão eterna. Kratos aceitou sua condição e Ares o ajudou a vencer a batalha contra os Bárbaros.

Kratos tornou-se um guerreiro ainda mais cruel e servia cegamente ao deus da guerra, não importando qual fosse sua missão. A única coisa que ainda o limitava era sua família. Ares, percebendo essa fraqueza decide agir e manda que Kratos ataque uma pequena vila que adorava a deusa Athena. Kratos segue suas ordens e cegamente ataca a cidade matando e destruindo tudo em sua frente. O que ele não contava era que sua família estava nessa cidade e ele as mata, sem ao menos se dar conta do que estava fazendo. Quando deu por si, já era tarde e sua família foi assassinada por suas próprias mãos.

Kratos ficou enojado de si mesmo e renegou o deus da guerra e jurou vingança pelo que ele havia feito.

Começa ai sua incrível história.

Já começaram a perceber as semelhanças entre as duas histórias? Guerreiros cruéis, implacáveis, deuses, família e muito drama? Temos ai um enorme gancho entre as duas histórias!!!


Ares – O Deus da Guerra.

Acredito que Ares seja Ares em qualquer lugar, não é mesmo?

Em Xena ele é manipulador, cruel e odiado. Em GOW não é diferente. Ele é descrito como um deus sem escrúpulos, de crueldade sem tamanho e detestado pelos outros deuses olímpicos. A saga de Kratos gira praticamente toda em torno de Ares, daí o nome God of War ou Deus da Guerra.

Assim como ocorre em Xena a partir da quinta temporada, quando Ares se vira contra Athena para proteger Xena, em GOW Ares e Athena também não são melhores amigos. Em diversas ocasiões, Athena diz que o irmão precisa ser parado, já que sua crueldade não tem limites. Inclusive ele ataca a cidade de Atenas apenas para provar sua superioridade sobre a irmã a Zeus.

Ares de God of War e nosso Ares de Xena


Com a ajuda de Athena, Kratos, depois de lutar muito e adquirir armas e poderes, consegue matar Ares e se torna o novo deus da guerra. (Sim, Kratos se torna o deus da guerra!!!).

Já nosso Ares é um dos poucos deuses que são poupados por Xena quando ela resolve matar todos os deuses do Olimpo. E isso só acontece porque ele abriu mão de sua divindade para salvar Gabrielle e Eva que estavam a beira da morte. 

Senão, sinto informar Ares... Xena teria te matado também!


Athena – A Deusa da Sabedoria

Em GOW, a deusa Athena se mostra, na maioria das vezes, sábia e bondosa. Ela ajuda Kratos em diversos momentos e o guia através de seus desafios até ele atingir seu objetivo, inclusive, lhe dando armas melhores para que ele lute contra seus inimigos.

Porém, vale lembrar que Athena, junto de Ares, foram os responsáveis pelo início da história de raiva e vingança de Kratos.

Em Xena conhecemos Athena apenas na quinta temporada, quando ela descobre que um bebê seria responsável pelo fim do legado olimpiano. Já vemos aqui uma grande coincidência entre Xena e GOW com o fim do reinado dos deuses olímpicos por causa do nascimento de alguém.

Athena em God of War e a de Xena

Em ambas as séries Athena tem praticamente o mesmo temperamento. Ela não é boazinha. Ela é esperta! Ela faz as coisas apenas em benefício próprio. No final de God of War 2 Athena é morta acidentalmente por Kratos, que mirava sua arma em Zeus.

O final de Athena em Xena é semelhante, porém a diferença é que Xena realmente a queria morta. Xena pediu e tentou negociar com Athena para que ela parasse de perseguir sua filha, mas Athena, consumida pelo medo, não deu ouvidos.

O final da história já sabemos, não é mesmo?!


Zeus – O Deus dos Deuses

Em God of War, Zeus mostra-se inicialmente estar ao lado de Kratos. Ele o ajuda com algumas coisas e até mesmo lhe dá uma arma muito poderosa. Porém, ao longo da história descobrimos que não é bem assim que as coisas são.

Zeus, assim como outros deuses, tem medo de Kratos e sabe quanto potencial ele tem para cumprir com a profecia do fim dos deuses olímpicos. A partir do momento que ele entende que Kratos está cedo pelo ódio e que não irá parar até atingir seu plano de vingança ele começa a fazer de tudo para impedí-lo.

Zeus em God of War e Zeus de Xena

Ele era personagem recorrente de Hércules e apareceu muito na respectiva série, já em Xena conhecemos Zeus apenas na quinta temporada quando ele descobre sobre o bebê e toda a profecia do fim dos olimpianos.  Ele então, juntamente com Ares, resolve impedir o nascimento de Eva. Ele apenas não contava que Hércules, seu filho favorito, iria se meter no caminho e atrapalhar seus planos.

Em God of War, Zeus encontra seu fim na ponta da espada de seu filho, Kratos. Em Xena ele morre pelas mãos de seu filho preferido Hércules que o mata para defender Xena e seu bebê ainda não nascido. Em seu fim ele diz que Hércules conseguiu o que nenhum deus conseguiu: o amor das pessoas!


Hércules – O Grande Herói

Por falar em Hércules... Ele também aparece em God of War. E aqui ele não é do bem como na série Hércules.

Em God of War, Hércules foi consumido pelo ciúmes do zelo de Zeus por Kratos e pela inveja das conquistas de Kratos. Em d eterminado momento ele decide ir contra Kratos sendo comandado por Hera. Kratos tenta dialogar com Hércules dizendo a ele que ambos são apenas peões no jogo dos deuses e que não tem nada contra o grande herói.

Mas Hércules não quer ouvir e diz que está zangado por ter sido obrigado a realizar os 12 trabalhos, que segundo ele, eram trabalhos tolos, enquanto Kratos ficou com toda a glória podendo lutar grandes batalhas e conquistando o trono como deus da guerra.

Hércules em GOW e Kevin Sorbo como Hércules na série homônima.

Hércules em sua série era um cara do bem. Lutava pelos necessitados, matava monstros que aterrorizavam pessoas e não tinha medo das crueldades dos deuses. Ele era um grande herói e mostrou toda sua garra durante sua saga em A Lendária Jornada.

Vale lembrar que Hércules foi o responsável pelo surgimento da nossa amada série Xena. Há boatos que, na época do surgimento de Xena, o ator Kevin Sorbo teria ficado enciumado com o grande destaque que Xena estava alcançando, chegando a superar sua genitora. Mais uma coincidência entre as sagas??


Kratos e Xena - Guerreiros Destemidos

Kratos é cruel e destemido. Ele não respeita ninguém e não tem medo de ninguém. Ele mata qualquer um que entrar em seu caminho sem o mínimo de piedade. Xena, em seu passado sombrio, era da mesma forma.

Há muitas semelhanças entre as duas histórias. Kratos e Xena são grandes guerreiros com habilidades de luta incríveis. Tiveram grandes exércitos a seus pés e são lembrados por todos por suas conquistas. Ambos se envolvem com os deuses olímpicos e pelas mãos deles veio a queda do reinado deles. Cada qual com seus motivos, diferentes, mas com o mesmo objetivo.

A diferença é que Kratos vai atrás dos deuses por vingança, por tudo o que eles lhe fizeram desde sempre. O inverso acontece com Xena que passa a ser perseguida pelos deuses apenas por estar grávida de uma criança predestinada a coisas grandes.

Kratos e Xena

Kratos chegou ao posto de deus da guerra e Xena foi a senhora das guerras por muito tempo. Temidos e admirados por muitos.

Cada um, dentro da sua ideologia, lutou pelo que acreditava para tornar o mundo um lugar melhor. 

Xena é o Kratos de couro e Kratos é a Xena de cabelo curto!!


Pandora e Gabrielle - As Consciências de Kratos e Xena

Ao longo da série Xena, Gabrielle mostrou-se mais de uma vez como o contraponto a maldade de Xena e de seu temperamento cruel do passado. Ela funciona quase como uma consciência de Xena que a faz lembrar do caminho certo e de lutar pelo bem supremo. Além de serem almas gêmeas, óbvio.

Kratos fica cego por seu ódio e sede de vingança. Nada é capaz de pará-lo e sua crueldade não tem limites. No terceiro jogo da saga, conhecemos Pandora, filha do deus Heféstos. Ela é a chave para abrir a caixa de Pandora e dar a Kratos o poder de matar os deuses e ele passa o jogo todo a sua procura. Eles acabam desenvolvendo uma relação paternalista.

Quando ele a encontra, ela sabe qual seu objetivo e não se coloca entre isso. Ela sabe que não terá escolha e terá que ajudá-lo. 

Porém, no decorrer do jogo, Pandora consegue tocar o coração de Kratos e trazer a tona o restinho de bondade que ele ainda tinha lá. Ela lhe faz enxergar as coisas por outra ótica e mostra a ele que a vida é mais do que vingança. E de certa forma, Pandora passa a ser um elo entre kratos e sua bondade. Ele a enxerga como algo bom e quando eles chegam até onde a caixa estava guardada, ele decide que ela não precisa se sacrificar para abrí-la e diz que dará outro jeito para alcançar seu objetivo. 

Pandora e Kratos... Gabrielle e Xena

E é nesse momento que eu consigo enxergar a semelhança entre Pandora e Gabrielle. Elas representam o lado bom dos nossos guerreiros. Suas consciências. Elas são uma lembrança de que há algo bom que vale a pena lutar.

Até mesmo as características de ambas se misturam: a bondade, a inocência, a busca pela esperança...

O que seria de nossos guerreiros sem essas duas não é mesmo?

_____________________________________________________________

Vale a pena assistir/jogar essas duas sagas que tem muito a ver uma com a outra. Depois que enxerguei essas semelhanças sempre imagino Kratos e Xena lutando lado a lado contra diversos inimigos.

Seria uma dupla épica não é?!

O que vocês acham dessas semelhanças entre as séries???

Espero que tenham gostado Xenites.

Até a próxima.

Ares