https://www.facebook.com/xenaguerreiraimortal/

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ares - O Senhor da Guerra

Olá Xenites, tudo bem com vocês?

Hoje vamos continuar com nossa série que fala dos deuses da Grécia que aparecem em Xena. E vamos falar de nada mais, nada menos que o deus que tem maior destaque na série: o grande deus da Guerra Ares.

Ares, o famoso deus da guerra, filho de Zeus e de Hera, conhecido na mitologia romana como Marte. Conhecido popularmente como deus da guerra, porém, o que não é de conhecimento de todos é que Ares é o deus da guerra sangrenta e impensada. Foi mais cultuado na cidade de Esparta, uma das cidades mais importantes da Grécia Antiga.

Estátua de Ares, geralmente mostrado com o escudo, a espada e a lança.

Na mitologia, Ares é descrito como um deus cruel e sem escrúpulos. Os guerreiros pediam sua benção antes de entrar em batalha e até realizavam sacrifícios para agradar ao deus da guerra e garantir sua vitória.

Na mitologia, Ares tinha Afrodite como sua amante, mesmo sendo ela casada com Hefésto. Com ela gerou alguns filhos, dentre eles Deimos (deus do terror) e Fobos (deus do medo).

Em algumas literaturas, Ares também é pai de Éros (cúpido) com Afrodite.

Oh Oh Cúpido, pra longe de mim!

Por sua má reputação, Ares era odiado por muitos dos deuses do panteão, inclusive por seu pai, Zeus.

Embora fosse deus da guerra, Ares não era invencível em batalha, perdendo vários combates principalmente para sua irmã e sua figura antagônica deusa Atena, deusa da sabedoria e da guerra estratégica.

Ares em Xena

Ares aparece incontáveis vezes no seriado Xena. Foi interpretado pelo ator Kevin Tod Smith que, infelizmente veio a falecer em 2002, vítima de um acidente num set de filmagem de outro projeto.

Sempre sentiremos sua falta Kevin!

Ares surge na série como um amor platônico de Xena. Assim como Gabrielle muitas vezes funciona como a consciência do bem de Xena, sua lembrança da luta pelo bem supremo, Ares faz justamente o contrário, querendo sempre que Xena abrace seu lado obscuro e violento como fizera no passado.

Arrepiei!!!

No fandom Xenite muito se discute a respeito das origens de Xena. Alguns defendem que ela era uma semi-deusa, assim como Hércules, já que ela tem força e habilidades não comuns aos mortais como habilidade fantástica de luta, saltos fora do normal e a habilidade de brigar de "igual para igual" com os deuses.

Tremam diante dela!

No primeiro episódio da terceira temporada essa questão é levantada e surge uma hipótese de Xena ser filha de Ares. Algo que é colocado a prova pelas fúrias, alegando que se Xena fosse uma mera mortal não seria páreo para derrotar Ares em batalha. O que acaba acontecendo. Depois desse episódio, os rumores sobre a semi divindade de Xena só aumentaram.

 Ahá!!! Eu sabia que era uma semi-deusa!!!

Na série, Ares não chega a ser um vilão, mas sim um anti-herói. Em vários momentos é mostrado o quão forte é o sentimento de Ares por Xena e que ele realmente se importa com ela e com Gabrielle, que passou a admirar depois que ela abraçou seu lado guerreira. Chegou até a ser sondada para ocupar o lugar que Ares sempre quis para Xena. Isso acontece no episódio 3 da quinta temporada.

Posso destacar dois grandes momentos de bondade de Ares.

O primeiro acontece no episódio Motherhood temporada 5 episódio 22. Xena luta contra os deuses do panteão para proteger sua filha, Eva, que seria a responsável por trazer fim ao domínio dos deuses olímpicos. Por influência das fúrias, Gabrielle fere seriamente Eva com seu sai. Xena, para defender Eva, lança o Chakram contra a cabeça de Gabrielle que por sua vez também fica gravemente ferida.
Em determinado momento, Ares abre mão de sua imortalidade para curar e salvar a vida de Eva e Gabrielle, tornando-se um mero mortal. O que possibilita que Xena acabe com a vida de Atena e coloque fim ao reinado dos olímpicos.

Nesse momento passei a gostar mais do Ares!

Em outro episódio já na sexta temporada, Ares coloca sua integridade física em jogo para proteger Afrodite, que continua sendo a deusa do amor, mas que está fora de si porque perdeu seu contra-balanço do mal.

Afrodite locona nesse episódio (mais do que o normal).

O que posso resumir disso tudo é que Ares, pelo menos na série, não é mal. Ele é apenas movido por seus desejos. Eu creio que ele realmente ame Xena, porém, não consegue reprimir seu lado obscuro para poder ficar ao lado de sua amada.
E temos que lembrar que, se não fosse por ele, Xena, Gabrielle e Eva teriam morrido pelas mãos de Atena.

E é isso amigos. Espero que tenham gostado.

Curta nossa página no Face, siga nossas redes, comente e compartilhe.


Instagram - @xenaguerreiraimortal

Twitter - @xenaimortal

Não deixe de seguir nossos parceiros no Face Xenites Recomendam: https://www.facebook.com/XenitesRecomendam/?fref=ts

Ares

2 comentários:

  1. Gosto de + de mitologias e a grega acho q é uma das mais conhecidas, por isso os posts sobre os deuses da Grécia ta legal �� ...

    ResponderExcluir
  2. Amo esse seriado. Lamento a morte de kevin tod. E queria muito Ares com xena depois que se tornou mortal Ares ama Xema muito. Merece ficar ao seu lado.

    ResponderExcluir