Olá Xenites, tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar de uma das divindades mais adoradas na mitologia grega: a deusa Atena.
Também conhecida como Palas Atenas e na mitologia romana como Minerva, Atena é filha de Zeus e Métis. Deusa da sabedoria, da civilização, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e das habilidades.
Estátua de Atena
Foi uma das divindades que mais foi adorada no mundo antigo, desde a Grécia, passando pelas colonias gregas da Ásia e até em locais ao norte da África. Foi padroeira de várias cidades, porém a mais famosa não poderia ser outra senão a cidade de Atenas.
Atenas
Conta a história que Atena era uma deusa virgem e que nunca foi tocada pelos homens ou deuses. Muitos heróis lutaram e viveram sob sua proteção, sendo os mais famosos Aquiles e Ulisses.
De seu culto saíram costumes que seguimos até hoje, como por exemplo o "voto de minerva".
Deusa Minerva
O voto de Minerva é a expressão usada para o voto que desempata qualquer tipo de competição ou julgamento. Ouvimos essa expressão e conhecemos seu significado desde sempre. Mas nem sempre conhecemos sua origem.
Reza a lenda que essa expressão surgiu quando Atena foi convidada a presidir o julgamento de Orestes, um simples mortal.
Orestes era julgado por ter matado a própria mãe, Clitemnestra, que havia matado seu marido e pai de Orestes chamado Agamenão, por influência de seu amante.
Na hora da votação do Juri formado por 12 atenienses, houve um empate. A decisão ficou então nas mãos de Atena, que votou a favor de Orestes, afirmando que ele era inocente. Surge então a expressão "Voto de Minerva".
Orestes é atormentado pelas Erínias.
ATENA EM XENA
Por diversas vezes e por diversas citações, temos a impressão de que Atena é uma deusa boa e misericordiosa. Porém, sabemos que a realidade não é exatamente essa.
Na série foi interpretada pela atriz Paris Jefferson.
Paris Jefferson.
Uma das primeiras citações que lembro sobre a Atena aconteceu em 2x21 "Marinheiro Perdido". Nesse episódio conhecemos Cecrops, um mortal que foi amaldiçoado por Poseidon por ter escolhido Atena em uma competição ao invés dele. Atena, comovida com essa situação, deu a imortalidade para Cecrops afim dele descobrir uma forma de quebrar a maldição.
Cecrops... Não irrite mais nenhum deus, ok?
Na metade da quinta temporada, finalmente conhecemos Atena. Porém, ela não se mostra bondosa e misericordiosa quanto aparentava ser.
Sua primeira aparição foi em 5x14 "Amphipolis Sitiada", onde mostra seu desejo de matar Eva, o bebê de Xena que seria responsável por trazer o ocaso dos deuses do panteão olímpico. Para atingir seu objetivo, Atena ameaça a cidade inteira de Amphipolis, que outrora viveu sob sua proteção.
A cena mais linda desse episódio é quando Atena vai a cidade, onde todos estavam reunidos, para tentar fazê-los entregar a criança sob ameaças. Nesse momento, a mãe de Xena, Cyrene, levanta-se e entoa o hino da cidade, sendo seguida por todas as pessoas que ali estavam. Atena, vendo que não atingiria seu objetivo desiste e vai embora.
Glede Ma Glede - Hino de Amphipolis.
A partir desses acontecimentos, Atena passa a ser a cabeça por traz de todos os ataques infligidos a Xena e a Eva.
Sua última aparição acontece em 5x22 "Maternidade" quando morre por um golpe da espada de Xena.
Morta feat Enterrada!!! Ou será preguiça depois daquela feijoada do Domingo?
E é isso pessoal. Espero que tenham gostado.
Comente, compartilhe e siga nosso blog.
A série da mitologia está quase chegando ao fim, aproveite e leia nossos outros artigos sobre esse assunto.
Curta nossas redes sociais.
Página do Face: https://www.facebook.com/xenaguerreiraimortal/?ref=bookmarks
Nosso twitter @xenaimortal
Nosso instagram @@xenaguerreiraimortal
Ares
Nenhum comentário:
Postar um comentário