https://www.facebook.com/xenaguerreiraimortal/

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Afrodite, o Amor Personificado

Olá Xenites, tudo bem com vocês?

O amor... ahhhhh o amor. Esse sentimento tão bom e tão forte. Como falar de amor e não lembrar imediatamente de Afrodite?
Na mitologia grega, Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Sua correspondente romana é Vênus.
Há dois mitos a respeito de seu nascimento:

  • O primeiro conta que ela é filha do deus Zeus e Dione, a deusa das ninfas.
  • O segundo fala que ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano, que foram lançados ao mar formando uma espuma de onde surgiu Afrodite, já adulta e dona de uma beleza estonteante.
O Nascimento de Vênus de Botticelli

Afrodite, juntamente com o deus Apolo, representavam os ideais de beleza da Grécia antiga. Foi muito representada na arte durante os tempos e sempre era mostrada como possuidora de uma beleza divina.

Afrodite de Cnido

O culto à Afrodite é muito antigo e provavelmente, tem suas origens em cultos a outras deusas anteriores a ela, que geralmente, eram ligadas a fertilidade e sexualidade.

A personalidade da deusa é descrita como naturalmente vaidosa, sedutora, charmosa e uma amante fervorosa quando apaixonada.

Afrodite foi casada inicialmente com o deus Hefesto, deus do ferro e conhecido por ser fisicamente feio. Afrodite casou-se com ele obrigado por seu pai Zeus que temia que os demais deuses brigassem para tê-la como esposa.
Por seu descontentamento com esse casamento arranjado, Afrodite tinha vários casos extraconjugais, sendo seu amante mais famoso Ares, deus da guerra.

Hefesto na Forja de Guillaume Coustou

Afrodite teria se separado de Hefesto por ter sido descoberta em traição. Passou então a ser consorte de Ares, retratada por muitos como sua companheira.
Dessa união surgiram alguns filhos, dentre os mais famosos estão Deimos, Fobos e Éros (Cúpido).

Vênus e Cúpido de Allori

Porém, engana-se quem pensa que Afrodite era só amor. Foi descrita muitas vezes como uma deusa muito vingativa e cruel com quem lhe fosse ingrato. Um dos casos mais famosos é o de Narciso, um jovem que era muito bonito e que recusava o amor de qualquer dama por não achar nenhuma delas dignas de sua beleza. Afrodite ficou ofendida por ele não aceitar o amor e fez com que ele se apaixonasse por sua própria imagem refletida num lago. Ao tentar se aproximar da imagem no lago, caiu e afogou-se. Posteriormente, Afrodite o transformou na flor narciso.


Eco e Narciso de Waterhouse

Flor narciso. Acho tão linda!

Afrodite em Xena

Afrodite foi representada pela atriz Alexandra Tydings e é a segunda deusa que mais tem destaque na série, ficando atrás apenas de Ares. Sua personalidade é retratada muitas vezes fútil, mimada, sedutora, inocente em alguns casos e engraçada de uma forma simples por seus hábitos egoístas.

Alexandra Tydings como Afrodite. Como não amar essa pessoa?

Mesmo sendo desse jeito, Afrodite tem um coração bom, principalmente quando se trata de algo relacionado às nossas heroínas, nutrindo um sentimento de verdadeira amizade por Gabrielle, por quem sempre mostra apreço e carinho.

Essa cena.... kkkkkk... sem comentários!

Nos episódios em que aparece, geralmente a comédia reina. Ela funcionava como alívio cômico para a série que tinha momentos bem tensos. Na maioria das vezes ela queria ajudar, mesmo que de uma forma egoísta e ingênua.

Por exemplo no episódio 12 da 4ª temporada "Se o Sapato Couber", ela tenta ajudar a princesinha Aésia, que não gostava de sua madrasta. Afrodite se passa por sua fada madrinha para tentar ajudar a garota e causa grande confusão.

No episódio 22 da 5ª temporada "Maternidade", vemos claramente o lado bondoso de Afrodite quando ela, por um pedido de Xena, transporta Gabrielle, Eva e ela ao Monte Olimpo para que Xena conversasse com Atena e parar a briga e curar Gabby e Eva que estavam quase mortas.

 Afrodite acalenta Gabrielle, que foi atingida pelo Chakram na cabeça.

Após esse episódio onde Ares abriu mão de sua divindade para salvar Gabrielle e Eva e virou um mortal, Afrodite perde sua consciência e seu equilíbrio com a ausência do deus da guerra e cai nas mãos de Calígula, que rouba sua divindade aos poucos para se tornar um deus.

Quem já assistiu a esse episódio sabe o que vem depois... Afrodite safadinha!

Quando Afrodite perde sua divindade, o mundo começa a perder o amor. As pessoas passam a se tratar de forma fria e seca. Xena e Gabrielle percebem isso e resolvem ajudar a recuperar a divindade de Afrodite e Ares. Xena então vai atrás de Odin que possui as maçãs douradas, que podem transformar mortais em deuses, e dá para Afrodite e Ares que voltam a ser deuses e ocupar seus respectivos lugares no Monte Olimpo.

Vai Xena... Só uma mordidinha!!!!

Afrodite é um dos personagens que eu mais gosto na série. Ela era engraçada, ingênua e me fez rir muito. E o mais importante, ela se importava com nossas heroínas.
Xena e Gabby devem muito a ela...


Obrigado amigos Xenites.
Deixe seu comentário, compartilhe e siga nosso blog e nossas redes sociais.


Até a próxima

Ares

2 comentários: